Parceria

Parceria
Parceria com o site COMUNIQUEIRO - Preparatório para concurso público de Comunicação Social

terça-feira, 7 de junho de 2016

BREVE ANALOGIA SOBRE O CARÁTER


Por: Daniela Uejo


“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa).

Podemos dizer que o caráter é a junção de tudo aquilo que nos influenciou na infância, positiva ou negativamente, ele rege o nosso intelecto enquanto ser humano. Dele provém todo o conjunto de traços morais e psicológicos, que distinguem um indivíduo do outro. Já o mau caráter é quem demonstra maldade, uma pessoa sem escrúpulo, que engana as pessoas sem o menor constrangimento, aquele que age sem decência, sem pudor, sem sensibilidade humana.

Caráter é a maneira pela qual a pessoa se apresenta e se comporta em suas relações interpessoais. É a atitude psíquica particular em direção ao mundo externo. É toda a experiência de vida  ajustada à realidade e ao contexto social. Parafraseando Claudinei Ribeiro: “Por mais que você batalhe e vença com esforço, se você não conseguiu com honestidade você não conseguiu nada.”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário